Fazer musculação traz não só os visíveis benefícios estéticos como também melhora a condição cardiovascular, garante força e flexibilidade, aumenta a densidade óssea, diminui a gordura corporal e reduz sintomas de doenças crônicas como artrose, diabetes, osteoporose e obesidade. Por essas e outras razões, a prática de um programa regular de fortalecimento, aliada aos exercícios aeróbios, é indicada para todas as idades, especialmente os idosos.
Apesar de a terceira idade atualmente não representar nem 14% dos brasileiros, de acordo com o IBGE, hoje quase um terço dos frequentadores de academias de ginástica fazem parte deste grupo. E a tendência é de crescimento contínuo dessa população. Em 2004 os maiores de 60 anos representavam 9,7% da população, número este que aumentou para 13,7% em 2014 e que deve chegar a 18,6% em 2030, segundo o Instituto.
Já segundo os números da Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil), com base em pesquisa feita em parceria com a PUC-RJ e a PUC-SP em 2010, a porcentagem de maiores de 60 anos que se matriculam nesses serviços passou de menos de 5%, no início da década passada, para atuais 30%. E além de ocuparem uma fatia cada vez maior, a expectativa de vida ao nascer também tem aumentado: hoje ela é de 75,2 anos e deve chegar a 78,6 anos em 15 anos.
De acordo com Waldo Costa, educador físico e Master Trainer LFA (Life Fitness Academy) da Life Fitness Brasil, a população idosa, em especial as mulheres, é acometida de um processo conhecido como desmineralização óssea – popularmente conhecida como “osteoporose” -, o que gera uma enorme fragilidade na estrutura do osso. “A musculação bem orientada e em equipamentos apropriados para essa faixa etária é a principal ferramenta de prevenção e até mesmo reversão de alguns casos diagnosticados. O processo de contração muscular gera uma tensão no osso, chamado também de sobrecarga tensional, e isso estimula os osteoblastos, que são as células do osso responsáveis pela calcificação e “construção” de nosso tecido ósseo”, explica.
Ainda de acordo com o especialista, os osteoblastos são altamente responsivos a sobrecargas tensionais e possuem uma menor resposta às sobrecargas metabólicas, por esse motivo exercícios aeróbicos de baixo impacto, como hidroginástica, tendem a não gerar respostas rápidas e efetivas. Já a corrida, que é considerada de alto impacto e teoricamente seria benéfica para esse quadro, não possui um sistema efetivo de dosagem na tensão e do impacto, podendo gerar fraturas por estresse.
“Sendo assim, a musculação se posiciona como um sistema de prescrição onde é possível ter um maior controle das variáveis de sobrecarga tensional e também metabólica, gerando benefícios como calcificação óssea, ganho de massa muscular, redução de percentual de gordura quando associada a uma alimentação balanceada e também a produção de inúmeros hormônios benéficos para a melhoria da qualidade de vida. Procure um profissional qualificado e uma academia com equipamentos de qualidade e comece agora mesmo!”, recomenda Waldo Costa, Master Trainer LFA (Life Fitness Academy) da Life Fitness Brasil.
E foi pensando especialmente neste nicho da população que a Life Fitness, líder global em equipamento de fitness, adquiriu em meados de 2015 a SCIFIT Systems, Inc, fornecedora líder de equipamentos adaptados às necessidades dos idosos e de pacientes em reabilitação. Ela oferece uma gama completa de máquinas ajustáveis para membros superiores, inferiores ou movimento total do corpo, com níveis de resistência iniciais baixos, fácil acesso a cadeiras de rodas e proteção integrada de carga para exercícios cardiovasculares. Seu uso facilita atividades cotidianas de seus usuários como caminhar e subir escadas.
“Sendo líderes de mercado, com produtos inovadores e expertise no segmento de Idade Ativa e fisioterapia, a aquisição da SCIFIT faz com que a Life Fitness seja ainda mais capaz de equipar academias de ginástica em condomínios fechados para aposentados, casas de repouso e centros de reabilitação com produtos feitos especialmente para esses usuários”, diz Chris Clawson, presidente da Life Fitness. Além da SCIFIT, fazem parte do grupo as marcas Life Fitness, Hammer Strength, Cybex, ICG, InMovement e Brunswick.
Dois modelos de equipamentos da SCIFIT, o StepOne e o PRO2, já chegaram na Life Fitness Store São Paulo. O StepOne proporciona um movimento funcional suave para todo o corpo, com programas customizáveis que exercitam braços e pernas separadamente. Assim como o StepOne, o PRO2 também permite realizar movimentos para todo o corpo, com programas customizáveis que exercitam as partes superior e inferior separadamente ou em conjunto.
“Os produtos SCIFIT são acessíveis a todas as idades e níveis de condicionamento, por isso devem ser a base de toda academia em que os usuários estejam desenvolvendo ou recuperando a força muscular ou em busca de bem-estar”, completa Waldo.
Sobre a Life Fitness
Líder mundial em equipamentos de ginástica, a empresa fabrica e vende produtos para musculação e exercício cardiovascular, reabilitação e bem-estar produtivo, mesas e acessórios de bilhar e mobiliário para jogos sob as marcas Life Fitness, Hammer Strength, Cybex, ICG, SCIFIT, InMovement e Brunswick Billiards. Seus equipamentos são vendidos em mais de 120 países, sendo que a operação da marca no Brasil é hoje uma das maiores do mundo. Com sede em Chicago, EUA, a Life Fitness é uma divisão da Brunswick Corporation (NYSE: BC).